quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Adentrando territórios

No dia 30 de outubro de 2019, a professora Kátia Maciel ministrou uma visita ao Instituto Moreira Salles aonde visitamos a exposição de Claudia Andujar, dedicada aos Yanomami, indígenas ameaçados de extinção.

A retrospectiva da obra reúne aproximadamente 200 imagens e uma instalação da fotógrafa e ativista, além de livros e documentos sobre a trajetória do povo em busca de sobrevivência e traça um amplo panorama do longo trabalho de Andujar junto aos Yanomami, retomando aspectos pouco conhecidos da luta da fotógrafa pela demarcação de terras indígenas, militância que a levou a unir sua arte à política.

O grupo ficou bastante comovido com uma foto em específico que se trata de um menino retirando uma cárie dos dentes. Tal prática deixa bem clara a intervenção de um modo de vida capitalista, com diversos doces industrializados, à vida desse povo nativo. 

É importante ressaltar que a cultura dos Yanomami sempre se manterá viva, não importa as intervenções do povo capitalista, eles resistem e são donos da terra, são donos pois eles vêm dessa terra, não são proprietários como em um Estado, como diz no texto “Os Involuntários da Pátria”, diferente do que se é visto com as perversas demarcações que cada vez mais os oprimem, os Indígenas resistem mesmo com as invasões e precisam cada vez mais serem protegidos pois são os primeiros a habitar essa terra, aonde foram os primeiros habitantes e se reconhecem como sendo dela.



Grupo: Camila Carreiro e Francisco Kalume.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Comunicação e Artes
Maira Gall