terça-feira, 17 de setembro de 2019

Paisagem Inverossímil


Com 40 anos de carreira, Ivan Freitas foi um pintor e muralista autodidata que teve como sua primeira referência seu pai, Severino Araújo, que também fazia suas pinturas em muros. No inicio de sua trajetória como artista, Ivan influenciou-se pelo surrealismo de Salvador Dalí e René Magritte. Por esse motivo, a abstração do inconsciente pode ser visto em suas obras, assim como na que será abordada mais a frente da leitura.

Mas foi quando residiu temporariamente em Nova York que o paraibano mudou de forma significativa seu estilo. Por estar rodeado de tecnologias que até então nunca tinha visto, os mecanismos, a cinética e as luzes (somados à abstração de seu início) vão possuir um papel importante nas obras de Ivan. Além disso, a reflexão também passa a ser destacada em sua arte, conciliando-se perfeitamente com a abordagem das luzes.

Obra de Ivan Freitas de 1998, "Paisagem Inverossímil"


A obra em questão, "Paisagem Inverossímil", é uma de suas peças que brinca com um jogo de luzes semelhantes a um experimento físico que é a dispersão da luz branca, descoberta por Isaac Newton e popularizado pela banda inglesa Pink Floyd. A comparação, por mais que pareça abstrata, não é impossível. Tal toque de psicodélico na obra é bem evidente e transmite um ar de extrema calma, algo como se estivesse soando um cântico antigo de fundo desta paisagem, ao mesmo tempo em que ilustra um monólito perdido no horizonte transformando uma refração de luz branca em um leve arco-íris.

Capa do album "Dark side of the Moon" da banda Pink Floyd lançado em 1973

A obra é muito mais do que ela mostra, ela utiliza da simplicidade e da abstração, no que pese a falta de elementos narrativos que tragam de forma clara o objetivo e a história retratada no quadro, para conduzir ao apreciador de arte a uma experiência única, transcendente e belíssima.

Por: Enzo Santoro, Pedro Fernandes, Letícia Gomes, Mayke de Aquino e Julia Menezes.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© Comunicação e Artes
Maira Gall